O filme que revolucionou o mundo dos efeitos especiais? O filme que trás a tona discussões filosóficas? Ou simplesmente um excelente filme de ação? Bom esses são apenas alguns dos aspectos que abrangem essa incrível obra de ficção cientifica dirigido pelos irmãos Wachowski, Matrix. A partir daqui a escolha é sua. Se quiser continuar acreditando que esse é mais um filminho de ação você pode tomar a pílula azul e parar de ler esse texto, mas se quiser conhecer os verdadeiros significados por trás dessa obra prima tome a pílula vermelha e venha com os GoodFellas ver ate onde vai o buraco do coelho.
Esse foi um dos últimos filmes que pegou o publico de surpresa. Todos foram aos cinemas querendo descobrir a resposta para pergunta: o que é Matrix? E logo no começo do filme recebem um brilhante sequência no qual Trinity, interpretado por Carrie Anne Moss, luta contra dois guardas no maior estilo quadrinhos e começa a ser perseguida implacavelmente por um agente, perseguição que termina de um modo inexplicável para o publico no momento quando ela atende um simples telefone. Isso é o bastante para fazer qualquer um que assiste Matrix pela primeira vez não desgrudar os olhos da tela.
Ë claro que Matrix não é uma idéia original e sim um grande aglomerado de influencias, porem , mérito dos irmãos Wachowski fazer esse aglomerado ter sentido. A parte de ficção cientifica vem principalmente do livro Neuromancer escrito por Willian Gibson em 1984,para as cenas de luta os irmãos utilizaram a referencia de animes , magas e HQs.Um manga que é uma clara referencia é Ghost in the Shell que conta uma historia em um futuro próximo que é marcada pelo surgimento de uma nova tecnologia que permite a fusão do cérebro à maquinas.
Matrix é um daqueles filmes que podemos chamar de redondos, não ha o que se tirar nem por na história, e o que faz ele ser tão bom assim é que ele pode ser discutidos em diversas “camadas”, como filosofia, religião, tecnologia ou apenas um bom filme de ação. No âmbito filosófico podemos comparar Matrix a alegoria da caverna de Platão.Mas o que é a alegoria da Caverna? Bom, suponhamos uns homens numa habitação subterrânea em forma de caverna, com uma entrada aberta para a luz, que se estende a todo o comprimento dessa gruta. Estão lá dentro desde a infância, algemados de pernas e pescoços, de tal maneira que só lhes é dado permanecer no mesmo lugar e olhar em frente; são incapazes de voltar a cabeça, por causa dos grilhões; serve-lhes de iluminação um fogo que se queima ao longe, numa eminência, por detrás deles; entre a fogueira e os prisioneiros há um caminho ascendente, ao longo do qual se construiu um pequeno muro.Esse fogo projeta a sombra de pedras, animais ,outros homens etc. Assim esses prisioneiros que nunca presenciaram a realidade acham que as sombras projetadas são a realidade.Agora suponhamos que alguém solte um desses prisioneiros e o leve para fora da caverna.Esse individuo começará a ver o que são realmente os animais , as pedras, entendera sobre o fogo e ate perceberá que outros homens estavam manipulando .Vendo isso ele resolve voltar a caverna para esclarecer e libertar o resto das pessoas que continuam a acreditar que as sombras são a realidade.Essas pessoas duvidarão dele irão chamá-lo de louco e ate lutarão para que não sejam libertos ou seja eles já estão tão acostumados a isso que simplesmente não conseguem aceitar que essa realidade são meramente sombras projetadas na caverna.Traçando um paralelo podemos identificar todos esses aspectos na historia de Matrix.Todos os seres humanos são prisioneiros na Matrix sem se quer saber que são prisioneiros pra ,eles aquilo é a realidade.Quando Morpheus liberta Neo da Matrix ele percebe que tudo aquilo que ele estava vivendo é uma mentira e esta disposto a acabar com aquela mentira, porem o próprio Morpheus adverte Neo há pessoas que não conseguem ser libertas, pois o cérebro dela já esta tão condicionado a mentira que eles não conseguem aceitar a realidade, e um exemplo disso é o personagem Cypher que mesmo depois de liberto faz um acordo com os agentes pra voltar a Matrix pois ele prefere viver aquela simulação a encarar a realidade. O que fica bem claro na cena onde jantando com um agente e ele diz:”Eu sei que esse bife que eu estou comendo não existe mas quer saber de uma coisa, eu não ligo, a ignorância é uma benção ” .
Outro aspecto filosófico empregado é o do livro Simulacra e Simulação escrito pelo autor Frances Jean Baudrillard em 1981(esse é o livro que no começo do filme Neo guarda os disquetes que ele vende).Simulacrum em latin significa similaridade(Simulacra é o plural) nesse livro Jean Baudrillard afirma que nossa sociedade substituiu toda realidade por símbolos e imagens e que toda a experiência humana é uma simulação do real.Um exemplo que nos faz entender melhor a idéia do autor é o valor do dinheiro.Hoje tudo é composto por linhas de credito ou seja se todos do mundo resolvem sacar seu dinheiro esse dinheiro não vai existir, isso é apenas uma simulação.Nossa sociedade esta ficando tão dependente dessas simulações que acaba esquecendo de viver a própria realidade.
Como podem reparar caros leitores Matrix é um assunto muito extenso então achamos melhor dividir esse post. Se você quiser saber aonde o buraco de coelho ainda pode te levar espere a próxima parte de “Enter the Matrix”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Finalmente comentando com o meu perfil!!!
ResponderExcluirBons companheiros, o Blog está muito bom, todos os posts tem ótimos temas e são muito bem discutidos.
Se fosse dizer contras, seriam apenas dois: alguns textos as vezes carecem de uma pequena revisão, mas nada grave. O outro contra seria o design, mas aí entra gosto pessoal; não gosto muito de fundos pretos, dói meus olhos quando leio.
Mas continuem postando, não fiquei preguiçosos como eu e vamos futuramente fazer algo legal em conjunto nos nossos blogs!
Um grande abraço e até mais!